PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Agentes de Saúde de Pilar reivindicam reajuste salarial e plano de carreira


Nesta quarta-feira, 18 de maio, considerado o dia D de mobilização nacional dos agentes de saúde, os agentes comunitários de saúde de Pilar realizaram uma paralisação de advertência. A ação faz parte de um movimento nacional que segue convocatória da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – CONACS. A entidade fez o chamamento aos sindicatos e associações de ambas as categorias para realização de atos públicos em todo Brasil neste 18 de maio.

A categoria reivindica reajuste salarial de R$ 1.014 para R$ 1.250, além da implantação do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos. Na oportunidade, outros pontos também foram discutidos, a exemplo do PL 1628/15, Projeto de Lei que prevê entre outros direitos, aposentadoria especial para estes profissionais e que ainda não foi aprovado pelo governo federal, além de voto de repúdio às portarias 958 e 959, publicadas recentemente pelo Ministério da Saúde, prevendo a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem.

"Nosso trabalho é de extrema importância para o povo, porque somos nós que fazemos a saúde preventiva das pessoas, agindo na prevenção, para que elas não adoeçam, diferente da função do técnico de enfermagem e médicos, que tratam dos enfermos e nas unidades de saúde", afirmou o presidente da comissão dos agentes de saúde de Pilar, Evanio Teixeira

A Agente de Saúde Josélia Vicente afirmou que é de suma importância manter as categorias unidas, em prol de um único objetivo que é a valorização do profissional.

“O agente comunitário é muito importante para a população, vamos continuar lutando para revogar essas portarias e darmos continuidade à nossa luta”, disse o Agente de Saúde Iractan Soares, que mesmo com limitação devido a um acidente, não deixou de marcar presença no ato.

Evanio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário