PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar terá livro sobre manifestações culturais

O ativista cultural Fábio Mozart (foto) anunciou que lançará um livro sobre as atividades do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, nos sete anos de produção cultural no município. Com o título de “Ponto de Cultura, uma cantiga de alma leve”, o livro mostra as ações desenvolvidas nas áreas de teatro, música, biblioteca, artesanato, cinema e eventos educacionais como oficinas de robótica e grafite.

Ainda para 2016, o “Cantiga de Ninar” planeja a produção do documentário “A lista de Irene”, sobre os quarenta anos de fundação do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, com roteiro de Fábio Mozart e direção de Marcos Veloso. “O objetivo do livro e do documentário é de divulgar o trabalho que é realizado pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba”, disse Mozart. “Esse município tem uma história muito rica, cheia de cultura e conhecimento, e nós, que fizemos parte daquela geração que concebeu o GETI e todas as manifestações culturais das décadas de 70/80, nos sentimos no dever de não deixar que tudo isso seja esquecido”, declarou Marcos Veloso.

Em 2009, a entidade se transformou em Ponto de Cultura, através de convênio com o Ministério da Cultora. Cantiga de Ninar na Rua é título de uma peça teatral montada pelo Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana em 1999, para discutir o tema da violência contra os jovens e o abandono das crianças no Brasil. A peça ficou mais de sete anos em cartaz. Acabou batizando o Ponto.

“Acreditávamos numa cultura viva para um Brasil vivo. Ainda acreditamos, apesar deste momento/acidente. Neste livro, uma exposição de nossas ações durante esses sete anos como Ponto de Cultura, matérias postadas no blog. Em 2016, a entidade comemora 40 anos de atuação na cidade. Este livro quer destacar o esforço da comunidade pobre fazendo arte e construindo dignidade”, finalizou Fábio Mozart.


Nenhum comentário:

Postar um comentário