PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 2 de março de 2014

Professor trabalha terceira edição de livro sobre a história de Pilar



Capa do livro

Professor pilarense Lucimário Augusto está ultimando a terceira edição do seu livro “Pilar, da aldeia Cariri aos nossos dias”, cuja primeira edição foi lançada em 2002. Após cinco anos, o livro foi reeditado, com grande aceitação do público leitor, principalmente estudantes de Pilar, para os quais a obra está direcionada.

Lucimário afirmou em entrevista para o Tribuna do Vale que pretende lançar a terceira edição de seu livro para atender à demanda das novas gerações de estudantes da rede pública pilarense. A idéia de escrever o livro partiu do pressuposto de não termos um referencial teórico sobre nosso município, segundo o professor. “O livro foi escrito em linguagem simples que abrange diversas faixas etárias do alunado. A minha preocupação é levar a história de Pilar para dentro das escolas e esse livro è uma ferramenta para que isso aconteça”, disse ele.

O pesquisador depende de recursos públicos para fazer face às despesas de produção da obra, o que não é nada fácil, conforme ele próprio testemunha. “Tenho enviado projetos para o Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado e outros órgãos a fim de obter patrocínio para bancar a edição do meu livro”, informou. Para disponibilizar o conteúdo do livro “Pilar, da aldeia Cariri aos nossos dias”, professor Lucimário pensa em utilizar plataformas digitais no formato Ebook. “No Brasil, a cultura carece de apoio, e quem produz cultura vive de chapéu na mão”, lamentou Lucimário.

A repercussão e os resultados da divulgação do livro são visíveis, segundo o autor. “Os alunos não conheciam sua própria história e hoje boa parte tem consciência da importância dos valores imateriais pilarenses. Acho que dei minha contribuição para resgatar a história deste município”, finalizou.

Reportagem: Evanio Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário