PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 8 de março de 2014

Itabaiana está fora do trajeto da Cavalgada da Integração 2014

Cavalgada da Integração João Duré chegando à cidade de São José dos Ramos

“É preciso modificar periodicamente o roteiro da Cavalgada para melhor organização e para diversificar a paisagem”, disse o agropecuarista José Mário Pacheco, justificando a mudança do itinerário da Cavalgada da Integração João Duré de 2014, que deverá sair de Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte, até Bananeiras na Paraíba, no período de 14 a 17 de maio.

Nos anos anteriores, a cavalgada terminava em Itabaiana, terra natal do organizador Pacheco. “No ano passado já deveríamos ter mudado o percurso, mas atendi a um pedido do prefeito Antonio Carlos Melo Júnior que é bisneto de João Duré, o qual fez uma bonita festa de encerramento”, disse Pacheco. Para ele, fazer o mesmo trajeto todos os anos acaba por cansar os participantes. “É como se a gente contasse a mesma história todos os anos”, afirmou. Outra justificava é que, com roteiro já conhecido, muita gente de fora da organização pegava a Cavalgada no caminho. “Geralmente a Cavalgada comporta em torno de 40 cavaleiros, mas teve dias em que chegávamos numa fazenda com mais de cem pessoas, e isso desestabiliza todo o controle do evento”, explicou José Mário Pacheco, adiantando que também é necessário levar o projeto para outras regiões. “Ano que vem iremos de Nova Cruz/RN a Gravatá, em Pernambuco, mas em 2016 voltaremos para o trajeto original”, comunicou.

José Mário adiantou que a Cavalgada da Integração João Duré continuará a contribuir com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, como faz todos os anos. O evento tem como um dos seus objetivos auxiliar projetos sociais e culturais nas cidades do roteiro, com doação de computadores a associações e outras ações beneficentes. Os cavaleiros e amazonas aproveitam a viagem para distribuir folhetos de prevenção do câncer de pele e guloseimas com as crianças das comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário