PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 18 de março de 2014

Pilar recebe médicas cubanas do programa Mais Médicos

As médicas cubanas Sônia e Sênia já atuam em Pilar (Foto: Mariah Marques)

A cidade de Pilar (PB) recebeu nesta sexta-feira (14) as primeiras médicas cubanas do programa do governo federal Mais Médicos. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do programa, em julho de 2013, o município fez a adesão para receber os profissionais. As médicas já estão trabalhando nos Postos de Saúde da Família instalados na cidade. Segundo Josemar Ferreira, Secretário de Saúde, o município será responsável pela moradia, alimentação e deslocamento das médicas.

Já ao Ministério da Saúde cabe custear a bolsa-formação em favor dos médicos, bem como garantir supervisão e tutoria aos participantes. Os médicos, por sua vez, devem cumprir a carga horária do programa: 32 horas de ações de capacitação na realização de atendimento na Atenção Básica e 8 horas de ações de capacitação na realização de atividades acadêmicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde local, o município fez a opção pelo programa devido à falta de adesão dos candidatos nos concursos públicos para médicos no município e pela facilidade que o programa traz, garantindo o médico durante o período de três anos.

A médica Sônia atenderá no PSF de Curimataú e a Dra. Sônia no PSF da Rua do Cruzeiro. “A rua do Cruzeiro agradece ao secretário Josemar pela reforma do PSF. Damos as boas vindas às médicas cubanas”, disse Mariah Marques, usuária do serviço de saúde do Município.







Nenhum comentário:

Postar um comentário