PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 22 de novembro de 2013



Gerência Regional de Ensino libera estudantes para participar de projeto cultural em Itabaiana
 
Oficina de boi de reis no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar
A 12ª Gerência Regional de Ensino, sediada em Itabaiana, liberou os alunos da rede pública estadual para participarem do 1º Cortejo de Boi Bumbá, programado para a tarde do dia 6 de dezembro. A gerente Maria Auxiliadora Cavalcante Lacerda atendeu ao pedido de parceira feito pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que consiste em dar força aos projetos pedagógicos das escolas através da participação em um evento artístico, “que pode tornar os processos de aprendizado mais efetivos, mais criativos, e mais proveitosos”, levando aos alunos essa forma de manifestação cultural nordestina.
O projeto “Cavalo Marinho do mestre Ciço” vai reunir bois de Itabaiana e cidades vizinhas, além do Cavalo Marinho Boi de Prata, de Pedras de Fogo, abrindo as festividades da padroeira da cidade de Itabaiana, Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura.  
O projeto já realizou oficinas de Boi de Reis com o mestre Charles, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, e produzirá DVD para ser distribuído com grupos folclóricos e escolas da rede pública.
Apesar de o bumba-meu-boi ser uma manifestação típica do folclore brasileiro, ele lembra um pouco os autos medievais - encenações simples, com linguagem popular e, em geral, falando da luta do bem contra o mal. "O boi é um dos folguedos (festa popular) mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro", afirma Américo Pellegrini Filho, folclorista da Universidade de São Paulo (USP).
Oficina de boi em Itabaiana, com o mestre Charles do “Boi Reciclado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário