PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Agente comunitário de saúde de Pilar continua em Brasília na mobilização da categoria

Iractan (marcado pela seta) é líder de sua categoria em Pilar

O Agente Comunitário de Saúde de Pilar, Iractan Soares, é um dos mais de duzentos manifestantes que estão em Brasília desde o começo da semana, pressionando os parlamentares para a votação favorável ao piso da categoria. “Iractan continua firme e forte, apesar do cansaço, pois nossos companheiros passam até privações, mas só sairão de Brasília depois de resolvida nossa questão”, disse Evanio Teixeira, também Agente de Saúde.

O governo propôs que os custos com a implantação do piso seja dividido entre a União, os estados e os municípios, mas os estados e municípios não concordaram com a proposta. Os deputados que defendem a votação do piso, propuseram reduzir o valor para R$ 850, mas ainda não há acordo para esta proposta.

Segundo Evanio, o Governo fez mais uma manobra no intuito de enfraquecer a categoria. “Retiraraqm a proposta já acordada com os Acs, alegando que os municípios não teriam condições de pagar”, lamenta ele, afirmando que a bravura dos colegas merece o reconhecimento da categoria pois, “de forma organizada e aguerrida, demonstrou seu poder de mobilização, pois nem mesmo com a presença da CNM e dos prefeitos que têm posição contrária aos interesses da classe, não conseguiram com que os deputados recuassem no intuito de aprovar o PL, obstruindo a pauta da Câmara até a votação marcada para a próxima quarta-feira, 20 de novembro”, informou.


Atualmente, existem cerca de 260 mil agentes comunitários atuando em todo o país. Segundo parlamentares, a maioria ganha salários equivalentes ao salário mínimo, embora sejam pilares importantes da prevenção de saúde no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário