PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

“Virgens de Pilar” espalham alegria e irreverência na terra de José Lins do Rego


Bloco das virgens atrai foliões de Pilar


O bloco “Virgens de Pilar” saiu nesta segunda-feira de carnaval, consagrando-se como o maior bloco de arrasto da cidade ao concentrar uma multidão atrás do trio elétrico que animou o bloco, percorrendo o centro da cidade. 

"Menina" das Virgens
O mais badalado bloco de carnaval de rua da cidade originou-se de uma brincadeira de rapazes, onde as mulheres não podiam participar do bloco, para que as “Virgens” (homens vestidos de mulheres), não tivessem concorrência. Nos anos que se seguiram, o bloco das “Virgens de Pilar”, foi ganhando mais adeptos e já reúne grande número de foliões.

O cortejo das “Virgens de Pilar” não contou com a prefeita Virgínia Velloso, ausente no carnaval da cidade. “Apesar de não ter o apoio do poder público, o bloco foi às ruas para mostrar que nosso incipiente carnaval ainda vive”, disse um folião. Foram vistos os vereadores Pintinho e Gabriel, além do vice-prefeito Eduardo, prestigiando o bloco que tomou conta das ruas de Pilar ao som do frevo. 

Os organizadores e participantes do bloco “Virgens de Pilar” agradecem à população e aos patrocinadores pelo apoio logístico e anunciam que no próximo ano o bloco sairá ainda maior, com surpresas na programação.

BOI DE NAIR

O carnaval de Pilar sente a ausência do maior ícone dessa festa, que é o Boi de Nair, troça tradicional que era o orgulho do folião pilarense, mantendo o espírito carnavalesco da cidade. A tradição do Boi de Nair foi quebrada, o boi já não sai mais às ruas por falta de apoio. Sua criadora, a carnavalesca Nair, hoje se encontra com problemas de saúde, sua brincadeira está sendo esquecida. “Cadê a Secretaria de Cultura que não dá uma penada para salvaguardar nossas tradições?”, pergunta outro folião saudoso.   

A brincadeira do boi de carnaval aparece no carnaval da região como uma forma derivada do Bumba-meu-boi, auto de Natal que representa a morte e ressurreição do boi. Os Bois de Carnaval são caracterizados pela simplicidade, improviso e irreverência, e levam para a rua uma grande variedade de personagens, classificadas como figuras humanas, animais e fantásticas. 

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, aguarda aprovação de projeto para realizar um cortejo de bois, provavelmente em maio, onde desfilarão os bois do carnaval de Itabaiana. “Convidaremos o Boi de Nair para uma homenagem especial a essa agremiação de Pilar”, informou o músico Vital Alves, coordenador do núcleo de artes do Ponto. 

(Foto e reportagem: Evanio Teixeira)
Multidão acompanha as Virgens de Pilar





          

Nenhum comentário:

Postar um comentário