PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Artesanato de cachimbo supera produção industrial em Itabaiana

A profissão exercida pelo itabaianense Izaías de Brito faz parte de uma tradição no artesanato da cidade de Itabaiana, Paraíba. Ele fabrica cachimbos artesanalmente, dando continuidade a um ofício que tem mais de um século na terra de Zé da Luz. O artesão utiliza umburana, cedro e cumaru, matéria prima ainda disponível na região, para fabricar cachimbos populares e também peças que custam até 300 reais. Com o marmeleiro, ele constrói o cabo do cachimbo que é comercializado nas principais feiras livres do Nordeste, em Campina Grande, Caruaru e Juazeiro do Norte, além de lojas de artesanato em todo o Brasil.

A cidade foi grande produtora de sabão, beneficiamento de agave e algodão, atividades em plena decadência. Com suas peças funcionais e artísticas, Izaías vem prosperando, aumentando a produção e se tornando próspero empresário de uma atividade que, atualmente, supera a produção industrial de sua cidade. Como empreendedor bem sucedido, Izaías de Brito enveredou pelos caminhos da política, e atualmente exerce o cargo de vereador.

Fabricar cachimbos não é tarefa das mais simples. Não é apenas fazer dois ou três furos na madeira. “Exige cuidado e precisão, para possibilitar o bom uso e preservar a madeira", diz Izaias, que procura investir em equipamentos para fabricar peças que têm recebido cada vez mais aceitação no mercado. A lata de alumínio é utilizada para o acabamento das peças, que custam de R$ 10 reais até R$ 300 reais, as mais elaboradas e fabricadas com madeiras raras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário