PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pré-candidato quer ser o primeiro cadeirante a ter vaga na Câmara de Vereadores de Itabaiana



Um mergulho no rio Paraíba, na pedra da Margarida, mudou a vida de Fernando Lima, que teve fratura em duas vértebras da coluna cervical, ficando paraplégico. Hoje, com 27 anos, o cadeirante tem forte atuação no meio cultural e político de sua terra, brigando pelas causas dos portadores de deficiência que convivem com limitações e lutando por direitos.
Filiado ao Partido Republicano Progressista, liderado no Município por Geraldo Morais, seu amigo e também jovem liderança, Fernando Lima quer apresentar seu nome para os eleitores com bandeiras referentes à acessibilidade, transparência pública, cultura e educação. O partido conta com o apoio de gente do meio cultural como Renaly Almeida, Sérgio Gondin e Manoel Medeiros. “No próximo sábado, dia 9, decidiremos com quem iremos fazer coligação, mas a maioria do partido tem opção por apoiar a candidatura de Lúcio Costa” revelou Fernando. “Tanto se fala em mudança, acho que ele é um nome novo na política a quem devemos dar um voto de confiança”, disse ele.
Cursando o 3º período de Direito, o jovem faz questão de lembrar que segue uma vida normal, apesar da limitação. “Eu não deixo de sair, estudar, ir para festas, mas às vezes a gente parece invisível. Eu sofro com certos constrangimentos”, disse ele. “Desde que sofri o acidente, pude perceber as dificuldades de locomoção e falta de aceitação de uma parte da sociedade, por isso luto por uma cidade com menos barreiras. Faço questão de frisar que todas as adaptações feitas na cidade foram realizadas a partir de denúncias e cobranças nossas, onde até uma Promotora Pública foi denunciada na Corregedoria do Ministério Público por falta de vontade por parte dela de encampar as nossas demandas”, afirmou.
Como estudante, ele encabeçou movimento para ter um transporte decente. “Realizamos plenárias com os colegas estudantes e elaboramos um projeto de lei que foi aprovado no Município a partir de pressão nossa, onde o Poder Público fica obrigado a disponibilizar transporte para os universitários”, lembrou Fernando. Foi sua primeira experiência como liderança concreta em elaboração de legislação. “Já provei que serei um bom vereador, porque até projeto de lei saiu de nosso coletivo, e é assim que eu quero atuar, junto dos movimentos culturais e sociais de Itabaiana”, finalizou.

2 comentários:

  1. Não tenho dúvida de que Fernando Lima é um excelente candidato. Sempre fala de seus projetos, estuda muito principalmente sobre economia, direito constitucional e direito administrativo, sempre me pede indicação de novas leituras durante as aulas. Fernando, como sua professora, estou orgulhosa de ver que você finalmente decidiu. Siga em frente, e conte com o meu apoio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço professora e sei que posso contar com a senhora, venho contando desde o primeiro período do curso.

      Excluir