PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Escola pública de Itabaiana é a primeira a estabelecer normas para uso de celular pelos alunos

A Escola  Antonio B. Santiago, do sistema de ensino público municipal de Itabaiana, resolveu proibir o uso de celulares durante o período que os alunos estiverem no local. A escola recolhe os aparelhos e só entrega no horário de saída dos estudantes. “Na primeira aula, o líder da turma recolhe os celulares dos colegas em uma caixinha de sapato e só são devolvidos após o término das aulas”, informou o professor Luiz Antonio. A escola tem mais de 300 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde. Ele acha que esse procedimento é pioneiro nas escolas públicas da Paraíba. “Não tenho conhecimento de nenhuma outra que adote essa atitude, que é uma forma de manter a concentração dos alunos durante as explicações dos professores e não atrapalhar os demais colegas”, explicou.

Segundo a diretora Alba Trigueiro, tudo foi feito em comum acordo com alunos e seus familiares. “Toda regra tem um motivo para ela acontecer. É muito importante os adolescentes entenderem as normas de conduta. É muito importante a família se aproximar da escola. Ao dialogar, cabe à família entender o motivo desta norma. Entendendo o motivo, vale a família também preservar o seu filho pra que ele não infrinja o que foi estabelecido”, diz Alba.

Conforme  alguns professores, o uso de celulares com televisores embutidos, câmeras, mp3, pacote de dados vem "acabando" com as aulas, potencializando a distração dos adolescentes. "Celular prejudica o aprendizado e a socialização" e por vezes é utilizado com ‘má-fé’; é comum encontrarmos na Internet professores ‘tirando caca do nariz’, ‘o close no bumbum da pobre docente que escrevia no quadro’ ou ‘professores fazendo dancinhas estranhas’, que certamente não fariam se soubessem que um aluno esperto lhe filmara pari passu. Não se pode esquecer das famosas ‘colas nas provas’, que ficou fácil de serem feitas com estes dispositivos. Games em sala de aula então, é o fim”, disse um professor.

No Brasil, São Paulo foi o primeiro estado a proibir os equipamentos, com a rápida aprovação da Lei Estadual 12.730/2007, prescrevendo que "ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário das aulas". Em seguida, a Prefeitura do Rio de Janeiro, promulgou a Lei 4.734, válida apenas para a cidade. No Ceará, a Lei vetou o uso de celulares e tocadores MP3 nas salas de aula das Escolas Estaduais. Rondônia também já apresenta legislação promulgada sobre o assunto. Cidades do Interior de São Paulo já adotam a iniciativa, como Piracicaba. Outros projetos de nível estadual e municipal sobre o assunto são discutidos em outros Estados. No âmbito federal, temos Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados sobre o tema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário