PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Empreendimento cria programa de turismo ecológico e artístico cultural em Itabaiana e Salgado



O ator e guia de turismo Edglês Gonçalves e a poeta Renaly Oliveira estão à frente de um empreendimento inédito em Itabaiana, Paraíba, ligado ao turismo artístico, cultural e ecológico. Trata-se da “Trilha das almas”, que terá sua primeira edição em 17 de setembro próximo, promoção da Gonchá Turismo, empresa recém constituída para atuar no desenvolvimento do turismo no vale do Paraíba. O programa prevê passeio na Jardineira Flor da Trilha, city tour nas cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix, ciranda na comunidade Alagamar, encontro com apicultores e almoço com comidas regionais, visitação à ponte ferroviária de Guarita, feira livre de Maria de Melo, exposição da cerâmica de Nevinha, caminhadas nas veredas das Ligas Camponesas, visitação a igrejas e prédios históricos e trilha de 17 quilômetros com guia turístico especializado e apoio de segurança e socorrista.
Em Itabaiana, os turistas farão caminhadas em trechos da Meia Légua, Carcará, Fazenda Caldeirão e outras localidades. O valor do pacote é de R$ 220 reais, inclusos dois cafés da manhã, dois almoços e um jantar, além de local de camping. Os operadores do pacote turístico inédito negociarão diretamente com hotéis, companhias aéreas e demais fornecedores do ramo.
O turismo ecológico desloca pessoas para espaços naturais com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo ou necessidade de estar no meio da natureza. O projeto de Renaly e Edglês busca uma observação participativa e interativa com o meio natural e a cultura das comunidades, na prática de caminhadas em trilhas que fazem parte da história social de comunidades como Alagamar, por exemplo, onde tiveram origem as Ligas Camponesas na Paraíba na década de 60/70, a partir de um grande conflito de terras.
A atividade turística nos últimos anos tem sido de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia mundial. O Turismo detém hoje grande parte do PIB de muitos países que têm melhorado suas condições econômicas em decorrência do avanço que o setor tem proporcionado. No vale do Paraíba, apenas Ingá apresenta um programa de turismo com apoio do Poder Público, a partir das Itacoatiaras, um sítio de artes rupestres mundialmente famoso.
Em Itabaiana, apesar do Município ter em seu organograma uma Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, quase nada se tem feito para implementar projetos turísticos autossustentáveis. Neste ano de 2016, a Lei Orçamentária Anual prevê investimento de R$ 2 milhões de reais para realizações de eventos culturais e turísticos como manutenção de banda de música, projeto “Cultura Circular”, “Lá vem o trem do forró”, bibliotecas, construção de portal de acesso à cidade e memorial de Itabaiana, mas nenhum desses saiu do papel. O programa anual de trabalho dessa Secretaria prevê até a realização de capacitação para a cadeia de turismo, que jamais foi implementado. “Queremos fazer sem esperar pelos órgãos oficiais do Município, porque essa parceria não tem nenhuma chance de prosperar, até mesmo pela filosofia de trabalho dos gestores, que não dão nenhuma importância para essa fonte de geração de renda que poderá sustentar a economia da cidade, hoje vivendo uma forte crise”, disse Renaly Oliveira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário