PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estudantes de enfermagem desenvolvem projeto sobre gestação e amamentação em escola de Itabaiana

A estudante de enfermagem Layziana, da Faculdade Maurício de Nassau, juntamente com professores da Escola de Enfermagem Cristo Rei, estarão realizando palestra amanhã, 27 de agosto, na Escola Estadual Antonio Batista Santiago. Para o evento, foram convidadas quinze mulheres gestantes ou em fase de amamentação. O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância da amamentação de lactentes e crianças de primeira infância.
Dentre os principais obstáculos para que as mulheres possam decidir por si próprias se querem amamentar seus filhos e por quanto tempo estão: a influência das práticas culturais; a má orientação e apoio oferecido nas maternidades e outros serviços de saúde; as práticas de marketing inadequadas que são utilizados pelos fabricantes e distribuidores de fórmulas infantis e outros substitutos do leite materno e; a falta de proteção aos programas que garantam a amamentação no local de trabalho. 
“Um prática cultural nociva ao aleitamento materno são as pressões (explícitas e implícitas) as quais as mulheres são expostas ao amamentar em público. Muitas mulheres não se sentem confortáveis para amamentar em locais públicos por conta da repulsa social que elas sofrem ao praticar o aleitamento em público. Para superar esse obstáculo, as mães devem ser apoiadas para se sentir confortáveis e seguras para amamentar seu bebê quando e onde ela quiser, independentemente de estar em casa ou em público”, adiantam as professoras.
As palestras fazem parte da programação social e cultural da Escola, com apoio dos diretores Maria Lúcia e Francisco Amâncio, segundo os quais as escolas públicas devem ter esse compromisso ético de ajudar a população a avançar na formação da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário