PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 15 de agosto de 2015

Campanha de vacinação é realizada em Itabaiana


No dia D da 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil, a prefeitura de Itabaiana mobilizou agentes de saúde, enfermeira, técnicas de enfermagens e médicos do município para atender às crianças de zero a menos de cinco anos de idade, que compareceram aos postos de vacinação. A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Carteira de Vacinação, destaca a ação das gestões em saúde que neste caso tem como público alvo as crianças. Neste ano de 2015 comemora-se o 26º ano sem a presença da doença no país. Já na Paraíba, o último caso de paralisia infantil foi registrado há 26 anos no município de Souza, no alto sertão do estado.
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, provocando principalmente a paralisia dos membros inferiores. Ela é causada e transmitida por um vírus (poliovírus), que entra por meio da boca e do nariz, e se multiplica na garganta e no aparelho intestinal, alcançando a corrente sanguínea e em seguida pode atingir o cérebro. A doença pode inclusive levar a criança à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral segura e indolor. A criança toma duas gotas da vacina o que corresponde a uma dose. Foi aplicada também uma dose de vitamina A para algumas crianças que compareceram aos postos de saúde do município.

Texto: Carlão Mélo (SECOM)
Fotos: Tony Andrade e Carlão Mélo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário