PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 26 de maio de 2015

Itabaiana faz 124 anos com muitas felicitações e críticas da população

(Foto: Marconi Lucena)

Sem bolo nem vela, nesta terça-feira (26), a cidade de Itabaiana, no agreste da Paraíba, completa 124 anos de emancipação, mas não foi programado nenhum tipo de comemoração. De acordo com fontes da prefeitura, o prefeito optou por comemorações ao longo do mês, com eventos culturais e serviços.

Muitos itabaianenes fizeram questão de “comemorar” a data pelas redes sociais, postando fotos e mensagens sobre a cidade.

Além das felicitações, moradores também criticaram a administração pública local pelo que consideram muita desorganização e falta de compromisso do atual gestor, Antonio Carlos Melo Júnior. A funcionária pública Angela Maria reclamou que está na lista de inadimplentes do Serasa porque, segundo ela, a prefeitura não repassa as parcelas do empréstimo consignado para a Caixa Econômica Federal. “Faz um ano que fiz esse empréstimo para construir a casa dos meus pais, graças a Deus eles saíram do aluguel, mas meu nome ficou sujo por causa da Prefeitura”, disse ela.

Josemar Kelles conta que deu carona a duas ex-funcionárias públicas da Prefeitura local que estavam indo pedir esmolas na feira de Mogeiro. Elas são ex-contratadas do Município que perderam seus empregos e estão passando fome, segundo ele. A crise obriga a que as pessoas procurem no comércio informal meios para sua sobrevivência, enchendo as ruas de barracas e banquinhos, sem nenhum controle por parte dos órgãos públicos. Segundo o informante, já foram demitidos 623 contratados da Prefeitura. “A fábrica da Penalty fechou e despediu 200 pais de família, e mais 400 empregos foram fechados no projeto Acauã. Temos cerca de 1.223 novos desempregados na cidade de Itabaiana, o que é uma crise sem precedentes”, analisa.

Margaret Bandeira também lamenta a situação de sua cidade. “Fui em Itabaiana e pensei trazer um souvenir ‘Estive em Itabaiana e lembrei-me de você’. Mas, infelizmente, não há muito o que levar. Programas Federais (CRAS/CREAS) sem funcionar - um deles fechou literalmente as portas por falta de pagamento do aluguel -  policlínica sem médicos, creches fechadas, contratados sem receber desde dezembro e outras mazelas. Será que depois de dois anos de mandato, tudo isso ainda é por culpa do governo passado como apregoam?”, indaga ela.

A professora Telma Lopes reclama do que considera desmandos também dos prefeitos antecessores. “No dia 19 de março chegou uma cobrança do Programa Nacional de Alimentação Escolar de 2003, o que poderá implicar na falta de recursos para a merenda em 2015”, disse ela. “Infelizmente, são 14 anos que Itabaiana vive esse caos”, lamentou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário