PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Moradores de Itabaiana reclamam da proliferação de muriçocas

Moradores de Itabaiana estão incomodados com a quantidade de muriçocas que invade as residências. Com as últimas chuvas caídas na região, “não é mais possível dormir bem após a chegada da noite”, disse um morador. A população acredita que a infestação de mosquitos se deve à falta de saneamento básico na cidade. “Aqui em casa tem tanta muriçoca, que quando a gente mata uma vem "um milhão de amigos" para o funeral... Tou pensando seriamente em abrir uma Rosa Master para elas”, ironizou a jornalista Socorro Almeida, moradora em um conjunto residencial recém construído, mas sem infraestrutura básica.
Segundo outros moradores, as muriçocas “não respeitam ar condicionado nem ventilador”. Com a proliferação das muriçocas, aumentam os problemas de saúde pública. Mais conhecido pelo nome popular de muriçoca ou pernilongo, o Culex quinquefasciatus deixou de ser apenas um incômodo social para se tornar um problema de Saúde Pública, inclusive com a contaminação pelo mosquito da dengue. A proliferação é mais frequente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano. Em época de grande infestação causa desconforto, intranquilidade, insônia pelo som emitido, reações alérgicas pela picada, além de ser o principal transmissor da filariose no Brasil.
Para se proteger dos pernilongos, as famílias usam inseticida. No entanto, a exposição a componentes que fazem parte da fórmula destes venenos têm sido apontados por diversos estudos como a causa de problemas de saúde em crianças e adultos, dentre eles câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário