PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 7 de junho de 2014

ITABAIANA

Oficinas de arte e educação envolvem cerca de 50 jovens no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e outros locais


De 8 a 11 de junho, Itabaiana vivenciará uma série de atividades culturais e educacionais, através da Semana José Lins do Rego, que ocupará praças, escolas e as dependências do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, além do salão da Loja Maçônica Duque de Caxias. Serão oferecidas oficinas de diversos segmentos artísticos, performances e espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais e literatura.

As atividades terão início no domingo, 8, com oficina de grafite no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com continuação durante a segunda-feira. De 9 a 11, serão ministradas oficinas de dança no prédio da Maçonaria, ao lado do Ponto de Cultura, com alunos da Escola João Fagundes de Oliveira e outras pessoas interessadas. Esta escola também cederá seu auditório para oficina de circo, nos dias 9 e 10. A Escola Nossa Senhora das Graças abrigará oficina de contação de histórias no dia 9, segunda-feira. Ainda na segunda-feira, teremos apresentação teatral e performance de dança e música na Praça Epitácio Pessoa, a partir das 16 horas. Aproximadamente 50 pessoas estarão envolvidas com as atividades das oficinas culturais, além dos que verão as performances na praça. As inscrições podem ser feitas com Edglês Gonchá no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.  

Fábio Mozart, coordenador geral do Ponto, informou que essas atividades fazem parte das comemorações dos dez anos da entidade, cujo ponto alto acontecerá no dia 20 de junho com o lançamento dos livros “Artistas de Itabaiana”, de sua autoria, e “Itabayanna – entre fatos e fotos”, de Romualdo Palhano, além do DVD “Boi de menino”, documentário sobre o 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana, que foi realizado em dezembro de 2013.

O presidente da Funesc, Lau Siqueira, justifica a escolha de Itabaiana e Pilar para as atividades da Semana José Lins do Rego. “A Décima Segunda Região do Orçamento Democrático, com sede em Itabaiana, apontou a cultura entre as suas três prioridades para este ano. Por esta razão, estamos atendendo à reivindicação do OD e da Articulação Regional da Secult e desenvolvendo algumas ações que atendam essa demanda. A Semana Zé Lins é uma dessas ações. Aproveitamos o fato de José Lins do Rego ter nascido em Pilar, um dos municípios da região, e ter estudado em Itabaiana, outro município da Região. Zé Lins estudou numa escola, cujo prédio hoje abriga uma das maiores referências de resistência cultural da Paraíba, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”, disse ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário