PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Professor cordelista fala sobre cordel pedagógico em escolas de Itabaiana



O professor Antonio Marcos Monteiro, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, proferiu palestra na Escola João Fagundes de Oliveira sobre cordel na sala de aula, nesta terça-feira, (7). Como produtor desse gênero literário, Antonio Marcos estimula o gosto pela leitura entre seus alunos através da literatura de cordel. “É um excelente recurso pedagógico e tem uma forte interação com os jovens pela simplicidade dos relatos artísticos, folclóricos e históricos e pela linguagem apropriada para interagir com o povo”, define o professor poeta.

Antonio Marcos leciona na Escola El Shadday e pesquisa literatura de cordel há muito tempo. “Tenho uma vasta coleção de folhetos e sou estudioso dessa forma literária tão expressiva, buscando sempre incentivar a leitura e estimular o fazer poético entre os alunos, promovendo a participação deles nas ações criativas de produção de textos”, explica ele.

A Literatura de Cordel também é reconhecida como um gênero crítico e informativo. Ainda que de forma divertida e descompromissada, esses poetas itinerantes levavam ao povo das cidades, as notícias e reflexões que escreviam em versos e se responsabilizavam pela impressão, divulgação e venda dos próprios trabalhos. Com boa dose de humor e ironia, os cordelistas recitavam fatos históricos e políticos, e também os dramas da população a serem resolvidos com a astúcia dos personagens que criavam para protagonizar as narrativas. Atualmente, os poetas interagem também pela internet. Só na Paraíba, contam-se mais de 300 cordelistas atuantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário