PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 21 de maio de 2019

Governo Bolsonaro prepara duas bombas para os pequenos municípios, dizem lideranças comunitárias e políticas



O Presidente da República, Jair Bolsonaro, coloca em curso duas medidas que, se concretizadas, irão prejudicar a educação e a saúde da população, principalmente nas pequenas cidades, é o que prevê lideranças políticas e comunitárias. Uma das medidas anunciadas é o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), previsto para acabar em 2020. “O Fundeb é fundamental para a manutenção do ensino básico, principalmente nos municípios. Foi criado por um tempo que termina no próximo ano e geraria um impacto nos municípios que não teriam condições de manter o ensino”, disse o Governador da Paraíba, João Azevedo.

A outra medida impactante é a privatização dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Os municípios poderão conceder a empresas privadas a prestação dos serviços, retirando órgãos ou entidades públicas do jogo e abrindo caminho para a privatização do setor de saneamento básico. “A quem interessa desmontar as políticas públicas de saneamento tão rapidamente? A quem interessa privatizar os serviços de saneamento básico? É sabido que as empresas privadas costumam adotar política de exclusão de populações mais pobres”, comentou Elika Takimoto, especialista no tema. Com a privatização desse setor, comunidades pobres que não interessam ao mercado deixarão de contar com o serviço de água e esgoto.

Para o deputado mineiro Patrus Ananias, a água é elemento central da soberania nacional, como bem necessário para o desenvolvimento sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário