PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 11 de maio de 2019

Em entrevista radiofônica, Nini Soares elogia trabalho da Secretária de Cultura de Itabaiana

Nini Soares toma posse em 24 de maio na Câmara de Itabaiana


“Ela é uma pessoa dedicada para animar nossa vida cultural e tem nosso reconhecimento pelo esforço em difundir nossa cultura”, disse Nini Soares a respeito da jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana. Nini concedeu entrevista na Rádio Tabajara da Paraíba neste sábado, 11, no programa “Alô comunidade”, comandado pelo radialista Fábio Mozart. Nini Soares foi aclamada Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e toma posse em 24 de maio na Câmara Municipal de Itabaiana. Na entrevista, ela citou outras figuras do universo cultural da terra de Zé da Luz, entre elas “Clévia Paz, representando a Secretaria de Cultura do Estado, Renaly que é do coletivo Taberna Cultural, o professor e historiador Flaviano, um rapaz dedicado na preservação da história de Itabaiana, Sueli na dança, Vital Alves na música, Fred Borges no teatro, Orlando Otávio na poesia e na música, Biu Salvino no repente, o maestro Josino Mendes, o artesão Oziel Coutinho, Das Dores Neta no teatro, e o forrozeiro Aracílio Araújo”.

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz foi fundada em 1977 em Itabaiana, tendo como patrono um dos maiores poetas populares da Paraíba, e tem uma história muito forte na cultura local. Há algum tempo inativa, agora um grupo de ativistas culturais resolveu reanimar a entidade. “Fui convidada para encabeçar a chapa e aceitei porque eu acho que todo mundo tem o dever de dar sua contribuição para a vida social e cultural do lugar onde vive e pretendemos, com a vice-Presidente Analita Alves e os demais da diretoria, queremos pensar e conduzir projetos culturais para a cidade. Inclusive na diretoria temos um primo do poeta Zé da Luz que é Herbert Barbosa Oliveira Filho”, informou Nini.
Nini Soares disse ainda que a entidade teve grandes nomes como presidentes de honra nesses 42 anos da sociedade Zé da Luz. “Tivemos o professor Emir, o padre Antonio Kempes, o prefeito Galego da Prestação, já falecido, e um juiz de direito, o Dr. Reginaldo Antonio de Oliveira, entre outras pessoas de destaque. Nossa escolha pela amiga Ednamay Cirilo como Presidente de Honra se deu por dois motivos: primeiro porque ela representa muito a força da mulher paraibana, a garra da mulher no movimento cultural principalmente e depois porque ela é uma amiga de Itabaiana, já recebeu até comenda de honra ao mérito e tudo mais. Lembrando que nossa diretoria é composta de 10 pessoas, e dessas, seis são mulheres, portanto a maioria é composta por mulheres”, acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário