PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 26 de agosto de 2017

Poeta de Juripiranga explica ciência através de versos populares

J. Lima expondo seus folhetos em evento cultural em João Pessoa

O poeta J. Lima, natural de Juripiranga e radicado em Campina Grande, utiliza a literatura de cordel para ensinar princípios de ciência, na qualidade de mestre em física. Em sua dissertação de mestrado, ele versou sobre “Literatura de Cordel e o Ensino de Física”, tendo publicado diversos títulos que giram em torno das ciências e questões sociais.

“Estudei em Juripiranga durante toda a educação básica, e foi lá onde tomei conhecimento da literatura de cordel e seu imaginário maravilhoso”, afirma Josenildo Maria de Lima, o J. Lima, atualmente servidor da Universidade Estadual da Paraíba, especialista em fundamentos da educação.

Grandes nomes da literatura de cordel têm aberto espaço para discutir a ciência em seus folhetos. Alguns deles, como Gonçalo Ferreira da Silva, que é presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, vêm se dedicando nos últimos anos a escrever biografias de cientistas e filósofos que marcaram a história da ciência e do pensamento humano. Já Manoel Monteiro assumiu a tarefa de informar e alertar seus leitores sobre temas relacionados à saúde. Outros cordelistas usaram também a criatividade para explorar temas importantes relacionados à ciência e à saúde, como Raimundo Santa Helena, Eugênio Dantas de Medeiros e Edmilson Santini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário