PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 21 de agosto de 2016

Ponto de Cultura realiza projeto para divulgar patrimônio cultural em Itabaiana

Grupo de estudantes na estação velha de Itabaiana

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizou sábado, (20) a primeira edição do Projeto “Hoje o turista sou eu”, que consiste em uma aula de campo em que os alunos fazem um tour no município, conhecendo e estudando seus pontos turísticos e história. A primeira turma foi do Colégio Nossa Senhora da Conceição, alunos do 8º ano, com apoio das professoras Chintia Cecília e Maria José Leite. “Os alunos acolheram de forma extremamente receptiva e se deslumbraram com os encantos de Itabaiana”, disse Renaly Oliveira, da coordenação do projeto.

Para Edglês Gonçalves, do Ponto de Cultura, a iniciativa vai ao encontro da proposta de valorização do patrimônio histórico local a partir do conhecimento. “Ninguém dá valor àquilo que não conhece. Só iremos preservar a nossa memória se cultivarmos o gosto pela nossa cultura. E isso precisa ser incentivado desde os primeiros anos da escola”, afirmou ele.

Itabaiana tem um rico patrimônio histórico que está cada vez mais sendo delapidado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) denomina como patrimônio cultural todas as expressões criadas pela sociedade que, com o tempo, são agregadas às das gerações anteriores. Esse conceito, hoje, se estende a imóveis particulares, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística, além de imagens, utensílios e outros bens móveis. A própria comunidade pode indicar como classificar seus bens, de acordo com o que julgar representativo. “Queremos que as novas gerações tomem consciência disso”, afirmou Renaly.

Alunos visitam a igreja de Guarita

Nenhum comentário:

Postar um comentário