PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

FIC Augusto dos Anjos patrocina festival de aboio em São José dos Ramos



 O XI Festival de Aboio será realizado nos dias 02 e 03 de outubro em São José dos Ramos, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura. 

“Hoje existe uma certa dificuldade em manter viva essa tradição devido à industrialização dos campos, que tem afastado o vaqueiro dessa atividade. A nossa proposta é justamente acionar essa memória do povo, valorizando a poesia cantada, que é o aboio", explica a coordenadora do evento e representante da associação de aboiadores, Laura Maurício. Dessa maneira, o festival incentiva os aboiadores a cantar e compor versos inéditos, resgatando essa manifestação cultural ao mesmo tempo que busca sensibilizar os habitantes da região para que conheçam a beleza dessa arte.

Evento pioneiro do gênero na Paraíba, o Festival de Aboio de São José dos Ramos tem como objetivo o reconhecimento, valorização e perpetuação dessa cultura na região. "Este evento tem revelado muitos vaqueiros e ex-vaqueiros aboiadores igualmente detentores de um saber cujas transformações sócio-econômicas contribuíram para seu esquecimento", justifica a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário