O Secretário de Turismo de Ingá, Walter Goes, está
pleiteando junto ao Departamento Nacional de Transporte a cessão da estação
ferroviária de Ingá, atualmente desativada, para receber o Trem das
Itacoatiaras, projeto turístico que pretende trazer de volta o trem de
passageiros de Campina Grande a Ingá, com fins turísticos.
A estação de Ingá foi inaugurada em 1907 pela Great
Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O ramal de Campina Grande teve seu
primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana,
na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de
Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede
de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco
que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164
km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e
era justamente esta a linha que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou
seja, o Ceará ao resto do Brasil. Hoje este ramal está desativado, após ser
alugado a um grupo mineiro. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado
nos anos 1980.
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