PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ITABAIANA

Vereador apresenta projeto para conservar patrimônio cultural

Em entendimento com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, o vereador Semeão Rodrigues, de Itabaiana, assumiu a tarefa de apresentar projeto de lei dispondo sobre o patrimônio natural e cultural do Município de Itabaiana, criando ainda o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e instituindo o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Itabaiana. Conforme o projeto, o município procederá o tombamento dos bens que constituem o seu patrimônio natural e cultural.

A expectativa é de que a legislação venha a impedir a destruição do patrimônio histórico da cidade, como aconteceu há alguns com a demolição do antigo Colégio São José, na Rua Marieta Medeiros, o prédio do cinema Ideal e outras estruturas históricas. O Tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Por falta de legislação pertinente, vários outros bens históricos foram descaracterizados, a exemplo da Praça do Coreto, onde foi construída a rodoviária local. A construção reduziu a visibilidade do coreto centenário e descaracterizou a área.  No projeto da rodoviária, não foram levados em conta a harmonia entre a preservação das características do coreto e seu entorno e as adaptações necessárias, com a destruição de parte da praça. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário