PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Orquestra de violões do Ponto de Cultura apresenta-se na Conferência de Cultura de Itabaiana



A orquestra de violões formada por alunos de música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, dirigida pelo professor Vital Alves, será a atração da II Conferência de Cultura de Itabaiana, que será realizada no salão de recepções Finess em 4 de  julho (quinta-feira), promovida pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal de Cultura.
A orquestra vem arrebanhando admiradores a cada apresentação pelo talento de muitos componentes, que tocam desde peças eruditas a números do cancioneiro popular.  Os componentes têm idade variando entre 14 e 21 anos, os mais veteranos oriundos das primeiras turmas de Vital Alves. A Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é um projeto criado em 2010 que estimula a prática da música entre os estudantes .  O espetáculo reúne músicas contemporâneas e clássicas reinterpretadas pelo som de violões com a coordenação do músico Vital Alves, que executa o mesmo projeto na cidade do Ingá, com apoio da Prefeitura local.  Em Itabaiana, o projeto ainda aguarda assinatura de convênio com a Prefeitura para abrir mais vagas para alunos do ensino público, incluindo cursos de artesanato, teatro, cinema e literatura.
A II Conferência Municipal de Cultura de Itabaiana busca definir uma política de Estado para a Cultura e os desafios do Sistema Nacional de Cultura, integrando a etapa preparatória para a Conferência Estadual. A implementação e consolidação desse Sistema vem sendo discutida e desenvolvida desde a primeira conferência municipal.

A partir da segunda conferência inicia-se a institucionalização de componentes do SNC, com a eleição dos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Itabaiana, sob a presidência da atriz Das Dores Neta. O Conselho e a Conferência deverão discutir também sobre o Plano Municipal de Cultura e outros temas da pauta cultural do Município, segundo Clévia Paz, Articuladora Cultural da Secretaria Estadual de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário