PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caçambas de areia causam danos em ruas de Juripiranga


A população do município de Juripiranga vem há mais de uma década convivendo com ação permanente e incômoda dos caminhoneiros que ganham a vida transportando areia do Rio Paraíba. Como se não bastasse o barulho ensurdecedor dos potentes motores desses veículos pesados, os motoristas estão acostumados a desrespeitar os constantes apelos da população e do próprio Poder Público municipal para que mudem de rota.

O pedido das autoridades políticas de Juripiranga, sempre foi para que os caçambeiros utilizassem apenas o anel viário da cidade – trecho externo, muito próximo da zona urbana, que liga a PB 048, “Juripiranga a Pilar” com a PB 054 “Juripiranga a Itabaiana”, e que segue, por trás do Cemitério, até chegar na frente do Portal de entrada da cidade.

A tentativa de conscientizar os caçambeiros a utilizarem esse mesmo desvio não é nova. Nos idos da década de 90, um ex-prefeito da cidade foi obrigado a ameaçar de atirar nos pneus da caçamba, caso o motorista insistisse em avançar por uma das principais vias da cidade.

Uma caçamba normal, dessas que trafegam pelas vias públicas de Juripiranga, chega a conduzir cerca de 30 toneladas de areia. Com a constante intensidade desse sobrepeso, os calçamentos das ruas de municípios se esfarelam como se fossem bolinhas de açúcar e, o resultado disso é que temos sempre ruas esburacadas na cidade, precisando de serviços de reposição do calçamento.

De janeiro até junho de (2013), a Prefeitura de Juripiranga, já recuperou cerca de 1.500m² de calçamento, em apenas (06) seis ruas da cidade. Isso gerou uma despesa de quase (30.000,00) trinta mil reais, entre materiais e serviços de mão-de-obra. 

Além dessa despesa, a Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura, também vem gastando muito dinheiro para fazer a manutenção da estrada de barro que serve como desvio para as caçambas que transportam areia e outros minerais.

Ainda no mês de junho, foram adquiridos 50 metros cúbicos de Pedra Graduada – um mineral que é especificamente usado para aterro durante construções de malhas viárias “PISTA DE ROLAMENTO”. Além disso, a Prefeitura também vem fazendo a canalização das águas, com tubos de concreto, são esgotos e águas que escorrem para o meio da estrada. 

Recentemente o Prefeito de Juripiranga Dr. Paulo Dália, firmou um convênio com o Governo do Estado para locação de uma Moto niveladora, afim planear e alargar a estrada. Esse serviço já foi iniciado, mas foi interrompido pelas chuvas. Esta semana, o Prefeito também autorizou a compra de tubos de concreto armado de (01) um metro de diâmetro, para serem utilizados como bloqueio com o objetivo de restringir o tráfego de veículos de grande porte pelas diversas entradas e saídas do município, que dão acesso a PB – 048 para o município de Pilar. 

Agora cabe à Secretaria de Infraestrutura, o serviço de sinalizar e identificar com clareza esses bloqueios e implantar placas de sinalização transito para orientação dos motoristas de veículos ônibus e de caminhões de grande porte.

(Do blog de Ino Lucas)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário