PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 30 de julho de 2013

Câmara de Vereadores de Itabaiana terá recesso reduzido, conforme proposta do Presidente da Mesa


A Câmara de Vereadores de Itabaiana poderá diminuir o recesso anual, que atualmente é de noventa dias. De acordo com proposição de autoria do Presidente da Mesa Diretora, Wellington Costa, caso aprovada, a legislatura terá início no dia 1º de fevereiro e término no dia 20 de dezembro de cada ano, com o intervalo entre os dias 30 de Junho e 31 de Julho. Para Wellington, não se justifica o longo período de férias dos vereadores. “Estou propondo esse Projeto de Resolução para atender à opinião pública que pede tal providência, porque, se um trabalhador tem apenas 30 dias de férias, não se justifica que os representantes do povo tenham 90 dias”, afirmou ele. “Há assuntos de extrema urgência que não podem esperar um tempo tão grande de recesso para serem debatidos e votados, e não podemos ficar fora por tanto tempo”, justificou ainda o parlamentar.

Ouvido pela reportagem, o professor Severino Lourenço afirmou que vê com desconfiança essa resolução aparentemente moralizadora da Câmara de Itabaiana. “Preciso saber o que tem por trás de tanta nobreza, porque a gente sabe que essa gente não dá ponto sem nó”, ironizou. Ele considera que tanto tempo parado é prejudicial, pois os projetos e requerimentos ficam engavetados, esperando a volta do recesso. O funcionário público Orlando Otávio, por sua vez, disse que vereador não precisa de férias, já que só trabalha duas horas por semana.

O vereador Júnior Pacheco afirmou que defende trinta dias de férias para os parlamentares. “Não vejo necessidade de tantos dias de recesso para vereador que já não faz nada. Eu estou no meu primeiro mandato e nunca vi coisa tão boa, ganhar sem produzir. E mesmo assim, os projetos que a gente aprova, o prefeito mete a caneta e veta tudo”, lamentou.

Os políticos brasileiros param de trabalhar duas vezes por ano. Assim como os estudantes, eles têm férias no verão e no inverno. E em ano de eleições, o recesso de julho é apenas o começo de um longo período em que as casas legislativas ficam vazias. Como não são punidos por faltarem ao trabalho, os parlamentares passam boa parte do tempo em que deveriam estar trabalhando fazendo campanha eleitoral, no chamado "recesso branco". A Câmara Municipal de Itabaiana determina 90 dias de férias por ano, o mais longo recesso nas casas legislativas da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário