PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mestre da cultura popular ministra oficina em Itabaiana

Mestre Charles

O mestre Charles, de João Pessoa, estará no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar no dia 10 de agosto para ministrar oficina de Boi de Reis para um grupo de jovens da comunidade, como parte do projeto “Cavalo Marinho do Mestre Ciço”, proposto pela pesquisadora Jandira Lucena e aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura.

A oficina pretende preparar conjuntos de bois de carnaval para o 1º Encontro de Bois, que será realizado no dia 24 de agosto, em Itabaiana. Na ocasião, o mestre Charles apresentará seu Boi Reciclado, contando ainda com grupo de Boi de Reis de Pedras de Fogo, o Boi de Ouro de Nair, de Pilar, e outros conjuntos folclóricos da região.

Charles Aníbal Brandão é mestre de reisado, cavalo marinho, bumba-meu-boi e ciranda, onde toca rabeca, ganzá e reco-reco, além de dominar a arte da ventriloquia. Ele interpreta as 76 figuras do Cavalo Marinho, sendo um artista popular por excelência. Seu fazer cultural se vale de vários elementos da cultura popular nordestina em um trabalho muito peculiar, onde explora também seu lado cômico com a boneca “Severina Carrapicho”, entoando toadas de sua autoria.

A oficina e o desfile dos grupos folclóricos terão registro em vídeo a cargo da equipe do núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar sob a coordenação de Rosival Silva, com direção artística de Ed Gonchá e assistência técnica de Marcos Veloso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário