PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EXCLUSIVO



O gado padece com falta de pasto na zona rural de Pilar


Seca atinge município de Pilar que sofre com insegurança hídrica

O município de Pilar também sofre os efeitos da seca, embora localizado na zona da Mata paraibana. A cidade está sendo abastecida por carros-pipas, convivendo com altas temperaturas e escassez de água principalmente na zona rural. No sítio Figueiras, o gado sofre com a estiagem, a lavoura foi imensamente prejudicada e os mananciais de água estão secos. Na localidade, apenas duas cisternas fornecem água para mais de sessenta famílias. Os poucos açudes da região estão secos ou rompidos pelas últimas chuvas, no ano passado. 

Segundo o agricultor José de Sousa, o gado está morrendo por falta de pastos. Os moradores atestam que a situação é crítica, e que só se resolverá com a implantação do sistema de abastecimento d´água que será efetivado em 2013, conforme planejamento da Prefeitura em convênio com a Funasa. A prefeita do Município, Virgínia Veloso, prometeu dotar a comunidade desse benefício no ano que vem, extensivo aos sítios Lagoa do Gonçalo e Figueiras, beneficiando uma população de mais de quatro mil pessoas.  

Aproximadamente 390 mil paraibanos já sofrem os efeitos da seca, em 73 municípios que decretaram situação de emergência, no Sertão e até em áreas de plena Zona da Mata, a exemplo de Pilar. Segundo a Defesa Civil Estadual, 130 cidades da Paraíba estão sendo abastecidas por carros-pipas, entre elas, Pilar e Rio Tinto, localizadas na Zona da Mata, mas que vivem altas temperaturas e sofrem com a escassez de água como se fossem regiões do Sertão. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) iniciou uma Campanha de Fiscalização para o uso racional dos recursos hídricos e a proteção dos mananciais da Paraíba. Alguns deles, como o açude Boqueirão, estão sendo poluídos e isso ameaça a saúde de milhares de pessoas no Estado. 

A temperatura média da Paraíba já aumentou até 2 graus em diversas regiões (do Sertão à Zona da Mata) e a tendência com as mudanças climáticas é que as temperaturas se elevem mais e a chuva fique cada vez mais escassa. Isso deixará a Paraíba mais vulnerável a doenças como cólera, diarréias, dengue, leptospirose e à mortalidade infantil.

Várias cidades, entre elas Pilar, estão em dificuldades para fechar suas contas, por conta de sucessivas reduções nos repasses do FPM e as necessidades de atendimento à população vítima da seca. “Por outro lado, não vemos ações efetivas do Governo do Estado para atender às necessidades dessas populações que sofrem com a seca. Então, fica difícil para os municípios ter condições, neste momento, de colocar em prática ações próprias de auxílio", afirmou o senador Vital do Rego Filho.

(Reportagem e fotos: Evanio Teixeira)


Açude Panorâmico está seco



Um comentário:

  1. Fico muito triste ao ver essas cenas e saber que nossos políticos estão nem ai, temos um ministro que sua mãe e prefeita dessa cidade e ate os poços que foram prometidos a essa comunidade a anos e não chega. que vergonha.ACORDA SENHORES POLÍTICOS.

    ResponderExcluir