PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mãe de santo de Pilar é a 1ª travesti vereadora da Paraíba

A cidade de Pilar (localizada na região da Mata Paraibana, a 52 km de João Pessoa), elegeu a primeira vereadora travesti da história Paraíba. Shirley Costa, 51 anos, foi eleita com 273 votos pelo Partido Progressista (PP). Seu nome no registro de nascimento é Geraldo Costa da Silva. 

Adepta do candomblé há 38 anos, a vereadora é também conhecida na cidade de pouco mais de 11 mil habitantes como 'Mãe Shirley´. Ela disse que sua fórmula da vitória foi "o trabalho de humanização" que desenvolve no hospital da cidade, onde é lotada no setor administrativo. Para Shirley, sua espiritualidade contribuiu em seu equilíbrio nos dois meses de campanha.

“Levo carinho aos pacientes do hospital. Muitas vezes são pessoas pobres com ausência de afetividade. Converso com eles, brinco e isso me motivou a entrar na política para ajudar os mais necessitados”, comentou, lembrando ainda o incentivo de familiares e amigos.

Com poucos recursos, Shirley repudiou "a compra de votos que existiu na cidade" e disse que fez uma campanha "à base da honestidade, boas propostas" e isso agregou muitos simpatizantes. “Minha campanha foi simples. Recebi apoio da majoritária e alguns gastos foram pagos com recursos próprios”, disse.
A chapa majoritária a que ela se refere foi encabeçada pela atual prefeita Virgínia Veloso Borges (PP), reeleita para o cargo. A prefeita é mãe do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. 

Apenas com primeiro grau completo, a vereadora eleita disputou o mandato eletivo pela primeira vez e garantiu que no Legislativo municipal vai "levantar a bandeira de combate ao homicídio e em defesa de um atendimento mais humanizado na saúde pública. “Vou ser a voz da luta contra o preconceito. Não podemos nos calar para a discriminação não apenas de sexo, mas de raça e cultura”, discursou a parlamentar.
O município de Pilar está localizado na microrregião de Sapé. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 11.191 habitantes. Sua área territorial é de 102 quilômetros quadrados.

O município era uma antiga aldeia de índios Cariris e Coremas. É a terra natal do escritor José Lins do Rêgo, autor de livros como 'Fogo Morto', 'Menino de Engenho' e 'Doidinho'.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário