PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Governador aponta Itabaiana como uma das cidades onde a criminalidade teve redução significativa





Em seu programa de rádio “Fala Governador”, que foi ao ar hoje (22), o Governador Ricardo Coutinho afirmou que os crimes de homicídio tiveram uma redução de 7,1% neste ano de 2012. “Cidades como Sapé, Catolé do Rocha, Queimadas e Itabaiana se destacam com redução de homicídios”, informou ainda Ricardo, para quem esses dados são consequência do trabalho das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. No registro estatístico, foi constatado ainda que, que de janeiro a setembro deste ano, em 84 cidades da Paraíba não houve sequer um homicídio.

Em Itabaiana, situada no vale do Paraíba, foi onde se registrou a segunda maior baixa nos números  de crimes violentos letais registrados na Paraíba. A cidade teve uma redução de 87,5% de ocorrências do tipo, seguida por Catolé do Rocha com 68%, Sapé com 52,2% e Queimadas com 50%.

Ao mesmo tempo em que os crimes patrimoniais diminuíram este ano, a apreensão de armas aumentou. De janeiro a setembro do ano passado, as Polícias Civil e Militar apreenderam 1.613 armas de fogo, enquanto que este ano o número contabilizado até setembro foi 2.117. “Um aumento de 31,2%, com 504 armas a mais apreendidas, entre revólveres, pistolas e espingardas, por exemplo”, frisa Cláudio Lima.

Para incentivar ainda mais a apreensão de armas de fogo, o Governo do Estado publicou a Lei estadual 9.708, de junho deste ano, que dispõe sobre a bonificação por armas apreendidas para policiais civis e militares. O valor do benefício varia conforme o potencial lesivo da arma de fogo, as circunstâncias da apreensão e é acrescido na folha de pagamento do policial responsável pela apreensão.

A apreensão de drogas também aumentou em 2012. Em relação à maconha, foram apreendidos 404 quilos da droga, quase o dobro do que em 2011, com 204 quilos apreendidos. Um dos destaques foi a Operação Liberdade, que apreendeu mais de 100 quilos do entorpecente na Capital e foi iniciada no mês de agosto do corrente ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário