PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Associação rural de Pilar tem cem por cento de mulheres na direção e é destaque no Programa de Aquisição de Alimentos



A Associação Rural da comunidade de Lagoa do Gonçalo, zona rural de Pilar, tem um grande motivo para comemorar. Com sua direção 100% feminina, a associação é destaque na região, ficando em primeiro lugar em toda Paraíba na lista de entidades contempladas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal divulgada pela Conab. A classificação para o programa se dá através de chamada pública realizada pela Conab, onde associações e cooperativas se cadastram para ter acesso ao crédito liberado pelo governo e a partir daí se credenciar junto ao órgão para comprar insumos agrícolas direto ao agricultor. A operacionalização e execução do programa ficam a cargo da Conab.

Na cidade de Pilar, duas associações foram contempladas nessa primeira etapa: a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Gonçalo e a associação do Assentamento Nova Conquista. Somados, serão cerca de duzentos mil reais que serão injetados na economia local através da compra direta de produtos agrícolas a preço de mercado. A previsão é que o Governo possa destinar uma somatória de quatrocentos mil reais a outras entidades do município beneficiadas nas etapas subsequentes do programa.

Ana Paula Guedes, que é presidente da associação rural de Lagoa do Gonçalo, se diz muito feliz e animada com a classificação no PAA. “A nossa comunidade tem potencial na agricultura, o que falta é incentivo. Em apenas dois meses de organizada, a nossa associação consegui esse feito, é uma grande vitória para nossa comunidade. Iremos continuar trabalhando incentivando nossos agricultores” revela Ana Paula.”

A Compra Institucional (aquisição de alimentos) visa o fomento à produção sustentável, à comercialização e ao consumo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Diário Pilarense

Nenhum comentário:

Postar um comentário