PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 11 de abril de 2015



Projeto de centro cultural em Itabaiana tem início com revitalização de espaço público


Trator trabalha na limpeza do terreno 

Com a missão de criar um espaço que abrigue as organizações não governamentais em atividade no Município, com a consequente promoção do bem-estar da população, o projeto de revitalização do antigo Moinho toma suas primeiras formas, com a limpeza da área externa realizada nesta sexta-feira, 10, através de retroescavadeira disponibilizada pela Prefeitura. A iniciativa é resultado de parceria entre a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

As reformas do primeiro galpão acontecem na próxima semana, a fim de abrigar as sedes da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com recursos oriundos de campanha de solidariedade realizada com a comunidade local. Foram arrecadados 30 sacos de cimento, tinta e cal. A comissão de restauração do local pretende conseguir doações de areia, madeira, brita e tijolos para as primeiras intervenções no espaço físico.

Também com o projeto, artistas e artesãos da região irão expor suas produções em vários boxes abrigados no Centro, atuando como vitrines da riqueza cultural do município, conforme informou Renaly Oliveira, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “Pretendemos começar essas ações e cobrar do Governo os recursos necessários para a execução do projeto do Centro Cultural, que visa ainda desenvolver o setor econômico da região, estimulando o turismo e fomentando as atividades locais”, destacou.

O plano de revitalização do Moinho em sendo pensando desde 2009, através do Conselho Municipal de Cultura, cujo Presidente da época, Herivelt Felix de Lima, enviou proposta pública ao orçamento democrático do Governo do Estado na plenária realizada em 28 de outubro daquele ano. O projeto teve o apoio do poeta Jessier Quirino, poetas Antonio Costta e Orlando Otávio, Gayrreiros do Vale, Loja Maçônica Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Itabaianense de Comunidades Afro-brasileiras, Associação Cultural Memória Viva, Grupo Império das Ruas de Hip Hop, Grupo de Danças Meninas do Rio, jornal Tribuna do Vale e Rádio Comunitária Rainha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário