PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mulheres discutem cidadania plena para população negra em evento na cidade de Pilar



Odete de Pilar com o repórter Evanio Teixeira. A cirandeira estará no encontro de hoje


Organizações de mulheres negras paraibanas estarão sendo representadas no 1º Encontro sobre Saúde, Gênero e Diversidade Étnico-racial na cidade de Pilar, programado para hoje (15), às 20 horas, na Câmara dos Vereadores. O encontro pretende denunciar as opressões de gênero e étnico-racial que sofrem as mulheres da região, “fortalecendo ainda a identidade das mulheres negras no enfrentamento do racismo e do sexismo”, segundo as organizadoras.
Está confirmada presença de representante da organização não governamental Bamidelê e outras entidades do movimento negro na Paraíba.Segundo essas entidades, as mulheres negras são cerca de 49 milhões no Brasil, a maioria sofrendo baixa autoestima por causa do racismo, pobreza, machismo e desigualdade social e econômica. Para essas mulheres, o fortalecimento da identidade negra tem sido prejudicado ao longo dos séculos pela construção negativa da imagem da pessoa negra, especialmente da mulher negra, desde a estética (cabelo, corpo, etc.) até ao papel social desenvolvido pelas mulheres negras. “As mulheres negras continuam recebendo os menores salários e são as que mais têm dificuldade para entrar no mundo do trabalho”, afirmou Fabiana Veloso, uma das participantes do ato em Pilar na noite desta sexta-feira, 15.

O repórter comunitário Evanio Teixeira está anunciando a presença de Odete de Pilar, cirandeira da região, no evento programado para esta noite. “Odete é uma artista popular que bem representa a força da mulher negra e sua cultura na várzea do rio Paraíba”, disse ele. Ainda conforme Evanio, o encontro terá a participação da vereadora Shirley Costa, babalorixá e a primeira vereador transexual de Pilar, que fará uma abordagem sobre homossexualismo, candomblé e preconceito. Também a médica cubana Sonia Espinosa falará sobre preconceito racial e saúde pública. Ela atua no Município pelo programa “Mais médico”. Outro convidado é o jornalista Dalmo Oliveira, da Associação paraibana de Anemias Hereditárias, que também abordará questões de saúde pública ligadas à população negra.
O 1º Encontro sobre Saúde, Gênero e Diversidade Étnico-racial tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Secretário Josemar Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário