PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 22 de abril de 2014

Salgado de São Félix faz levantamento do patrimônio cultural do município

Equipe responsável pelo projeto de preservação cultural

A Secretaria de Cultura de Salgado de São Félix iniciou levantamento dos bens imateriais do município, atendendo ao que ficou decidido na  III Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, realizada em setembro de 2013 na cidade de Sousa, no Sertão paraibano onde o município foi representado por Geraldo Pereira de Oliveira Filho como delegado pela Sociedade Civil e Patrícia Veloso Borges representando o Poder público.
O levantamento é conduzido por uma empresa especializada, a Real Soluções – Consultoria Ambiental e Arqueológico do Patrimônio Cultural.

A Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pelo UNESCO em outubro de 2003, detalha o que se deve entender por patrimônio cultural: "As práticas, representações, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.


O município de Salgado de São Félix é o primeiro na região a realizar tal levantamento, como instrumento de preservação e registro dos bens culturais de natureza imaterial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário