PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 6 de abril de 2014

Conselho de saúde da cidade de Pilar dá boas vindas às médicas cubanas


O Conselho Municipal de Saúde de Pilar reuniu-se no dia 4 (sexta-feira) para deliberar sobre metas e ações destinadas à atenção básica. Na oportunidade, o Secretário de Saúde, José Ferreira da Silva, entregou as autorizações às médicas cubanas Sônia e Sênia que estão trabalhando em Pilar há quase três semanas, mas dependiam da autorização do Ministério da Saúde para atuar nos Postos de Saúde da Família.

A médica Sônia atua no PSF IV da Rua do Cruzeiro e distrito de Curimatau. Segundo ela, o que chamou mais a sua atenção foi o alto índice de adolescentes grávidas, na faixa de 13 a 14 anos. “Precisamos fazer um trabalho educativo junto ás escolas e demais instituições como a Pastoral da Criança, focando na prevenção de base, promovendo uma atenção primária para esta faixa de idade”, disse a médica.

Sua companheira, Dra. Sênia, vai atuar no Assentamento da Sorte, Conjunto da CEAP, sítio Filgueira se adjacências. Ela trabalhou durante dois anos no Timor Leste, na Ásia, país que fala a língua portuguesa, e disse que gostaria de fazer também um trabalho preventivo, conscientizando o usuário do seu papel na sociedade quanto aos cuidados sanitários.
Conforme Evanio Teixeira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, representante dos trabalhadores da saúde, essa integração de diferentes formas de atuação dentro da saúde, no caso das médicas cubanas, é uma rica troca de experiência entre os trabalhadores de saúde, médico e população. “Assim podemos prevenir problemas que tenham sua raiz fincada em outras questões sociais”, afirmou, garantindo que o Conselho está à disposição sempre no intuito de fiscalizar, direcionar e estabelecer uma relação compartilhada entre os diversos seguimentos da sociedade dentro do setor saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário