PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 20 de abril de 2014

População de Itabaiana diminui nos últimos treze anos


Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGEx). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. No agreste da Paraíba, a cidade de Itabaiana caiu de 25.207 habitantes em 2000 para 24.663 em 2013. No total, a Paraíba tem 48 cidades que encolheram.
De acordo com Alisson Barbieri, professor do Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alto percentual de cidades que encolheram pode ser explicado pela combinação de dois fatores: a redução da fecundidade no país e os processos migratórios internos. No caso de Itabaiana, tudo leva a crer na migração da população jovem para outros centros em busca de trabalho e estudo.
As cidades pequenas ainda sofrem com o abandono de pessoas que buscam melhores condições de vida em outras cidades maiores. "Isso está ligado ao fato de que muitos municípios são criados no país sem qualquer estrutura econômica, então a sustentabilidade deles é questionável. [A queda de população] é uma consequência previsível", diz Barbieri. Itabaiana é uma das poucas cidades que encolheram que está fora da faixa de municípios recentemente criados no Estado da Paraíba.
Além disso, a migração causa um ciclo negativo. "Como tendem a perder suas populações ativas, esses municípios ficam com a estrutura etária envelhecida, o que requer estrutura médica melhor, entre outras coisas. Isso compromete ainda mais a sustentabilidade dessas cidades."
Para o arte educador Edglês Gonçalves, o que motiva o fenômeno da diminuição da população é a falta de políticas públicas em todas as áreas por parte dos administradores nesses treze últimos anos. O professor Valmi Camilo acredita que a cidade não avança economicamente porque os prefeitos “só pensam em si e seus apaniguados e não têm projetos consistentes de geração de emprego e renda para a população”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário