PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 20 de abril de 2019

Pilar pode ficar fora do Mapa do Turismo da Paraíba


Inserida no Novo Mapa do Turismo da Paraíba no ano de 2017, a cidade de Pilar se soma às mais de 100 cidades paraibanas que integram o novo mapa do turismo no território paraibano atualmente. Em relação à última edição do documento em 2016, o Estado acrescentou 59 municípios com vocação turística, distribuídos em nove regiões turísticas. Ocorre que a histórica cidade de Pilar, uma das mais antigas da Paraíba, situada a 64 km de João Pessoa, pode ficar de fora do Mapa do Turismo da Paraíba por falta de regulamentação de conselho gestor da pasta, e inexistência de Secretaria de Cultura ou equivalente no município.


Segundo apurou o blog Diário Pilarense, ouvindo articuladores e ativistas culturais, na cidade o clima é de tristeza e aflição, pois toda categoria vem numa batalha incessante junto ao poder público, exigindo que o município possa se adequar e permanecer dentro do mapa. Segundo a fonte, “existem muitas pendências a serem vencidas, e só quem pode resolver a situação é o prefeito Benício Neto (PSB), nomeando um gestor para pasta da Cultura e Turismo, aderir ao Programa de Regionalização do Turismo, assumir e desenvolver ações para o desenvolvimento da região e encaminhar documentação necessária, convocando os representantes dos segmentos para composição do órgão gestor aprovado recentemente na Câmara de Vereadores”, ressalta.

SOBRE O MAPA - o Mapa do Turismo é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas para o setor. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Para que um município seja incluído no Mapa do Turismo é preciso que o mesmo comprove a existência de um órgão gestor do Turismo local com orçamento próprio, além de participar de uma instância governamental em que a região turística esteja inserida, além de cadastro no Ministério do Turismo. No vale do Paraíba diversas cidades fazem parte do Mapa do Turismo, a exemplo de Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Juripiranga, Mogeiro, Salgado de São Félix e Pilar.  A cidade onde nasceu José Lins do Rego está classificada na categoria “E” dentro do mapa, pois possui papel importante no fluxo turístico regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário