PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 4 de março de 2019

Cirandeira recebe Prêmio Violeta Formiga da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e UEPB



A cirandeira Vó Mera será a primeira agraciada com o Troféu Violeta Formiga em 2019. A homenagem terá lugar em 15 de março, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, Campus 5 em João Pessoa, na Escola José Lins do Rego, no bairro Cristo Redentor, às 19 horas. A comenda é da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, destinada às mulheres da cultura popular e se destacam no meio social e cultural da Paraíba. O Sarau Poético será realizado para comemorar o mês da mulher. “A Academia institui esse troféu para reconhecer a visibilidade dessas artistas do povo, enfocando os valores regionais e a diversidade”, esclarece Marconi Araújo, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
A mestra Vó Mera é símbolo da cultura popular tipicamente paraibana e já foi homenageada no Estado e em outras partes do país, a exemplo da Ordem do Mérito Cultural do extinto Ministério da Cultura, onde ela foi condecorada como Comendadora, como reconhecimento por sua contribuição à cultura brasileira. Domerina Nicolau da Silva nasceu na pequena Alagoinha, no interior da Paraíba, em 1934. Lá, se apaixonou pelo coco de roda. Com a voz afinada e tocando um ganzá, a garota já expressava seu talento e a paixão pela cultura regional. Foi também nessa época em que ela escreveu as suas primeiras cirandas. Atualmente, forma o grupo Vó Mera e seus Netinhos, sendo uma referência cultural no Estado.

Violeta Formiga nasceu em Pombal, Paraíba. Ela viveu apenas 31 anos. Foi assassinada em 21 de agosto de 1982. Segundo depoimentos, Violeta sofria muito com o ciúme doentio do marido, que acabou ele próprio lhe tirando a vida. Violeta Formiga além de poetisa era psicóloga, uma mulher sensível, cuja poesia trazia nitidamente uma grande paixão pela vida, e teve uma forte atuação nas letras paraibanas. Seus poemas são curtos, versos simples, destacando aspectos da vida cotidiana.
Para o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho “A poesia de Violeta é rica, lírica, e confessional, mas não resvala para o subjetivismo, é uma poética que se centraliza no emissor no ‘eu- lírico’, com aspectos da vida cotidiana”.
A escritora e artista visual Jandira Lucena escreveu o livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros escritos”, que estará sendo relançado no sarau da Academia e UEPB no dia 15 de março.  
A professora Jacqueline Echeverría, Diretora do Campus Cinco da UEPB em João Pessoa, juntamente com a professora Manuela Maia, estão coordenando o sarau das mulheres, em parceria com a Academia de Cordel. Elas anunciam que outras mulheres serão também homenageadas no dia 15 de março, neste evento que terá participação de Damião Ramos Cavalcanti, Secretário de Estado da Cultura, alunos da UEPB, funcionários e a comunidade do bairro Cristo Redentor. O sarau poético terá participação de Cristine Nobre, Sander Lee, Marconi Araújo, Jandira Lucena, entre outros poetas da Academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário