PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 18 de outubro de 2016

População de São José dos Ramos reclama de lixo importado da vizinha Itabaiana

Problema do lixo em São José dos Ramos já foi destaque na imprensa da capital João Pessoa

População de São José dos Ramos está reclamando que estão jogando lixo proveniente de Itabaiana em uma área no município. A destinação incorreta tem causado transtornos e incômodos à população. Devido ao calor, o mau cheiro predomina no local, atraindo moscas e outros animais que se alimentam dos restos deixados ali.


A destinação final dos resíduos sólidos tem sido um problema mal enfrentado pelas cidades da região. Durante o período de 2009 à 2012 os municípios da região, exceto Itabaiana, formaram uma cooperativa para viabilizar a destinação e tratamento do lixo que,  por questões burocráticas, não foi viabilizado. O custo é alto e o interesse dos gestores é insignificante. “O que não é correto é aumentar a contaminação do nosso meio ambiente acumulando lixo de outros municípios, como por exemplo Itabaiana, que fogem de suas responsabilidades”, afirmou Aparecida Amorim, líder política local.

Um comentário:

  1. Lamentavelmente São José dos Ramos na Paraíba é apenas mais um entre os muitos municípios do Brasil, que não cumprem a legislação ambiental, com especial destaque para a PNRS - Política Nacional dos Resíduos Sólidos, lei 12.305 de dezembro de 2010, por essa lei os lixões deveriam ter suas atividades encerradas em agosto de 2014, entre outras ações, os municípios são obrigados a implantarem sistemas de coleta seletiva e prioritariamente fomentar a organização dos catadores de materiais recicláveis, inclusive contratando-os como prestadores de serviços atendendo ao que dispõe a lei nacional que regula as licitações no Brasil, lei 8.666/93

    ResponderExcluir