PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Escola promove leitura de autores itabaianenses no coreto de Itabaiana


A Escola Estadual João Fagundes de Oliveira inicia o projeto “Leitura” nesta sexta-feira, 14, no coreto da Praça Manoel Joaquim de Araújo, às 18h30, com alunos e outras pessoas da comunidade, contando com a presença de alguns autores locais.

Nesta primeira edição do projeto, o autor enfocado é Fábio Mozart, cronista e poeta com oito livros publicados. “O projeto pretende fazer uma análise das obras literárias de autores itabaianenses, se possível com a presença dos mesmos, como forma de incentivar a leitura da produção local pelos alunos e ajudar a entender o processo criativo desses artistas, como forma de refletir na melhora das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, salientou o professor Charles Michel, integrante da equipe.

Fábio Mozart é coordenador do projeto “Biblioteca viva”, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que disponibiliza livros para troca livre em ambientes públicos. “Queremos que a literatura seja mais que um evento, para que se torne algo permanente, principalmente no espaço escolar onde é primordial se desenvolver um processo leitor e facilitar o gosto da leitura nos novos leitores”, afirmou.

O projeto “Leitura” é coordenado pela professora Maria José de Paiva. Para ela, é gratificante ver os alunos mergulharem no universo literário de pessoas que são da própria comunidade, de sua realidade próxima, não somente lendo seus textos como trocando impressões e participando diretamente de encontro com os autores. Cerca de 300 alunos participam de cada edição do projeto. Na ocasião, o poeta Sander Lee, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e da Associação de Bibliotecários Profissionais da Paraíba, realizará roda de leitura e oficina de composição poética de cordel.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário