PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 5 de julho de 2015

Academia de cordel promove plenária com oficinas de xilogravura e protestos contra destruição da memória de José Lins do Rego



A Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sediada em Itabaiana, realizará no dia 11 de julho, próximo sábado, sua terceira plenária às 15 horas, no auditório da Academia Paraibana de Letras, na Rua Duque de Caxias, nº 25, em João Pessoa, Paraíba. Segundo informações do Presidente da entidade, Sander Lee, a reunião será pautada por protestos contra a descaracterização de um prédio histórico na cidade de Itabaiana, onde estudou o escritor José Lins do Rego. “No nosso tradicional sarau de poesias, os acadêmicos apresentarão trabalhos tendo como tema esse assunto, já que nossa sede estava situada neste edifício que está sendo reformado pelo proprietário, onde modificações foram feitas na estrutura do prédio que descaracterizaram o mesmo, o que se configura uma agressão à memória histórica da cidade de Itabaiana”, disse ele.

Durante a plenária, tomarão posso novos membros da Academia, entre eles o poeta Jessier Quirino, escolhido para assumir o cargo de Presidente Honorário da entidade. “Jessier é um poeta que reside em Itabaiana e tem dado grande contribuição à arte popular com suas performances e seus livros, o que fortalece a cultura nordestina”, disse Sander Lee, que é filho natural da cidade onde nasceram o mestre Sivuca e o poeta “matuto” Zé da Luz. 

Ainda conforme Sander Lee, a reunião dos poetas cordelistas também será a oportunidade para lançamento de cordéis de alguns dos seus membros, a exemplo de Antonio Costta, artista de Pilar radicado em Itabaiana, que lançará seu trabalho “A moça do coreto”. Como conferencista, foi convidado o poeta Bob Motta, de Natal, Rio Grande do Norte, que discorrerá sobre o cordel e seus desdobramentos nas artes populares do Nordeste e fará breve cantoria. Paralelamente, acontecerá oficina de xilogravura com o artista campinense Josafá de Orós, que montará pequeno atelier de gravuras onde produzirá estampas de José Lins do Rego, Leandro Gomes de Barros e outros artistas nordestinos, lançando ainda seus cordéis “A feira de Campina Grande em cordel” e “Pequena história de Lagoa Seca em Cordel”.

Outro trabalho a ser lançado na plenária da Academia de Cordel do Vale do Paraíba será “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, de Fábio Mozart, ganhador do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura. “Esperamos que os poetas de João Pessoa e demais interessados na cultura nordestina estejam presentes ao evento, marcando ainda nossas homenagens pelo sesquicentenário de nascimento de Leandro Gomes de Barros, pombalense considerado o pai da literatura de cordel brasileira”, finalizou Sander Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário