PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 7 de dezembro de 2014

VALE DO PARAÍBA

Itabaiana tem pior índice de evasão escolar no ensino médio



De acordo com o Censo Escolar do Ministério da Educação, a Paraíba tem percentuais muito altos de reprovações e abandono da escola. O município de Itabaiana ficou em terceiro lugar na Paraíba, conforme esses dados, em abandono de alunos do ensino médio, com a taxa de 29,73. Em primeiro aparece Bayeux, com 34,22 e Conceição, com índice de 31,83.
O município de Juripiranga aparece nessa estatística como o 9º em abandono escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6,37%.
Índices altos de reprovação ou abandono escolar aumentam a distorção idade-série, com defasagem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo. Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes, que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem - o que, obviamente, se perde quando a criança não vai à aula. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário