PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Nova geração preserva cultura do carnaval tradição em Itabaiana

Geraldo e amigos com seu Boi Estrela (Foto: Blog Memória Viva)

A estudante Sedilhane Melo tem 14 anos e gosta de axé, pagode e samba, mas durante o período carnavalesco desfila pelas ruas cantando marchinhas irreverentes e debochadas no bloco “Os mascarados”, que sai da praça do Botafogo, no bairro Maloca, reunindo rapazes e moças da localidade. O bloco dos “papangus” já começou a ensaiar, preparando-se para o carnaval deste ano.

O carnaval de Itabaiana, um dos poucos que acontece regularmente na região, vem mantendo suas tradições, e uma delas é o boi bumbá, que aqui é chamado “boi de carnaval”, folguedo que rivaliza com o tradicional “papangu” na preferência da mocidade. O “papangu” é o folião vestido com roupa colorida e mascarado. As dezenas de bois de carnaval já iniciaram seus ensaios nas ruas da cidade, saindo todas as noites para esquentar as baterias e ensaiar as danças.

O jovem Geraldo, 13 anos, é filho de dona Ana do Mercadinho, no bairro proletário do Açude das Pedras. Geraldo é dono de um boi de carnaval, o Boi Estrela. Ajudado pelos amigos, está feliz em descer e subir as ladeiras do bairro ao som de latas e baldes transformados em instrumentos de percussão. “São crianças simples, mas ricas em criatividade. Cataram paus, papelão, pedaços de tábua e de corda e eles mesmos montaram o boi, ao tempo em que demonstram amizade e capacidade de aceitação”, escreveu Margareth Bandeira no blog da Associação Memória Viva. Para ela, “esses jovens brincantes garantem, com o Boi Estrela, a preservação futura da cultura de raiz da terra de Zé Ispeciá”, que foi um dos mais conhecidos mestres da brincadeira.

O boi do carnaval foi homenageado em 2013 pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com a realização do 1º Cortejo de Boi Bumbá, em dezembro passado. Na ocasião, desfilaram diversos grupos de boi de carnaval, entre eles o Boi Águia de Ouro, cujo mestre tem apenas 12 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário