PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ITABAIANA


Transporte alternativo enfrenta crise com chegada de nova empresa de ônibus

A Empresa Jonas Turismo comprou a Transnorte e investe pesado na renovação da frota 

Os motoristas que realizam o transporte alternativo de Itabaiana a João Pessoa estão enfrentando forte crise por falta de passageiros, devido à renovação da frota de ônibus, novos horários e melhores condições das empresas que fazem a linha. Os veículos alternativos são fonte de renda de dezenas de motoristas que têm nessa forma de transporte informal a única maneira de gerar renda para manter suas famílias. Para as empresas de ônibus regulares, os alternativos levam à quebra e à deterioração do serviço, prejudicando os usuários e afetando a competitividade.

Com a chegada de nova empresa para explorar a linha Itabaiana/João Pessoa, os empresários estão oferecendo ônibus novos, com ar condicionado, TV e até internet, ao preço de R$ 20 reais ida e volta, promoção destinada a desestabilizar as modalidades “informais”. “Não podemos concorrer com os ônibus, estamos com sérias dificuldades”, disse um motorista de alternativo. Ele informou que fazia cerca de três viagens para João Pessoa todos os dias, e agora só consegue uma viagem. “Meu carro é financiado, vivo disso, tenho compromissos e não sei o que fazer”, disse o profissional.


O Governador Ricardo Coutinho encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Paraíba que institui o Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros, que vai harmonizar a relação entre empresas de ônibus convencional e alternativos. A ideia central é garantir que os transportes alternativos venham a circular em linhas complementares às já existentes, com horários, tarifas estabelecidas e com veículos de 15 a 21 lugares, e terão uma característica de transporte complementar, “que vai fortalecer todo o sistema e evitar a disputa predatória que existe hoje”, disse o Governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário