PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 22 de setembro de 2013

Radialistas comunitários encaminham propostas para o setor em conferência de cultura


Grupo de trabalho que debateu o tema "Comunicação e cultura"


Os radialistas comunitários Fábio Mozart, Dalmo Oliveira, Sônia Lima e Rodolfo Crea participaram como delegados e mediadores na 3ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, nos dia 20 e 21, na cidade de Sousa. Na ocasião, gestores, produtores culturais, artistas e observadores discutiram, avaliaram e encaminharam propostas no âmbito das políticas públicas de Estado na cultura.

Os radialistas participaram do sub-eixo Comunicação e cultura, momento em que conseguiram encaminhar proposta para que o Governo estadual destine 20% das dotações orçamentárias de publicidade oficial para as mídias comunitárias. Outra demanda que foi escolhida como diretriz ligada ao setor foi a que assegura rubrica específica para projetos vindos das rádios, TVs, jornais e páginas na internet que sejam de caráter comunitário nos editais públicos de incentivo à cultura, como o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, da Secretaria Estadual de Cultura.

Outra demanda, esta de caráter federal, diz respeito à simplificação do processo de outorga para rádios comunitárias, que na atualidade é bastante complexo, apresentando elementos burocráticos que tornam quase impossível para as comunidades organizadas superar os entraves administrativos do Ministério das Comunicações.

Nos debates, o grupo de trabalho que cuidou do tema reconheceu a importância que os meios de comunicação comunitária assumem na sociedade, sendo componente essencial na “guerra” política estratégica, com o intuito de “furar” a hegemonia de difusão de conteúdos por parte da mídia comercial e seus interesses nem sempre compatíveis com os da sociedade brasileira, segundo o jornalista e radialista comunitário Dalmo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário