PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Itabaianenses participam da 3ª Conferência Estadual de Cultura em Sousa


Radialistas Fábio Mozart e Clévia Paz, com a jornalista Socorro Almeida, na 3ª Conferência de Cultura em Sousa, Paraíba


A cidade de Sousa no sertão Paraibano sediou a terceira Conferência de Cultura do Estado, nos dias 19 (quinta feira), 20 (sexta feira) e 21 (sábado), onde foram elaboradas propostas a partir de grupos de trabalho e implementação do Fundo de Cultura e a reformulação da Lei Augusto dos Anjos com o objetivo de ser levada à Conferência Nacional de Cultura em Brasília. 

O evento contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Chico César, que na abertura falou sobre a importância do evento, visando à interiorização da cultura através de um processo de institucionalização e fortalecimento das políticas públicas e a importância da PEC 150, criando o Sistema Nacional de Cultura. Participaram municípios de todas as regiões do Estado, contando com a presença de gestores culturais das cidades e do Ministério da Cultura, além de agentes culturais da sociedade civil, movimentos sociais e entidades relacionadas.

A Conferência foi realizada no Centro de Treinamento dos Professores de Sousa, com palestras, plenárias e debates dos eixos e subeixo temáticos com o objetivo de fortalecer e implantar em definitivo, detalhando futuras metas em avanço e reconhecendo o que já foi conquistado.

As secretarias de cultura já foram criadas nos municípios através dos 12 articuladores regionais. A região polarizada por Itabaiana esteve bem representada pela radialista Clévia Paz, articuladora cultural da 12ª Região. Após acaloradas palestras, troca de conhecimentos, diversidade cultural, mistura de raças, credos e muitas discussões, nossos delegados foram eleitos para a Conferência Nacional, tendo sido conquistadas seis vagas para a 12° região, quatro da sociedade civil e dois delegados do poder público, a cargo da cidade de Caldas Brandão e Itabaiana. “Isso significa importante avanço para cultura em nossa Itabaiana, possuidora de tanta cultura viva” disse Clévia Paz.

Socorro Almeida / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário