PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ITABAIANA

Nova administração quer estancar sangria populacional com industrialização

O município de Itabaiana foi destaque na imprensa paraibana no começo de setembro como um dos 45 do Estado que sofrem diminuição da população nesses últimos dez anos, conforme dados do IBGE. Dos municípios que encolheram, apenas Itabaiana aparece na região do vale do Paraíba. Atualmente, a população é de 24.663 pessoas. A cidade vem perdendo habitantes devido à falta de oportunidades de emprego, forçando os jovens a migrarem para centros maiores em busca de meio de vida.

O professor universitário e doutor Romualdo Palhano foi morar na capital na década de 80 e de lá partiu para novas fronteiras, sendo hoje pesquisador na Universidade Federal do Amapá. Na sua opinião, as políticas públicas necessitam de mais socialização e maior alcance para envolver os jovens. “Como o Estado e os municípios se omitem, o sistema de drogas toma conta dessa parcela esquecida pelos poderes públicos. Precisamos de políticas culturais que incentivem principalmente a cultura local”, acredita Palhano. Para ele, o município deveria investir mais em turismo e melhorar a educação. “No início do século XX, o trem e a indústria coureira trouxeram progresso para Itabaiana. Hoje, nem um nem outro existem mais, e é preciso que a cidade se reinvente economicamente, mesmo porque somos uma das mais belas cidades da Paraíba e temos uma fantástica história para mostrar aos visitantes”, disse ele.

O decréscimo demográfico é uma das preocupações do novo gestor da cidade, Antonio Carlos Melo Júnior. Desde sua posse em janeiro deste ano, o prefeito vem buscando promover o desenvolvimento de Itabaiana, focando no entendimento da vocação econômica, das especializações produtivas consolidadas e de novas oportunidades econômicas. Para isso, procurou fortalecer os recursos humanos em parceria com o SEBRAE e apostou na tecnologia e educação, consolidando o projeto de implantação de unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb, elemento essencial para o desenvolvimento e competitividade regional.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, nesses pouco mais de sete meses de gestão, Antonio Carlos e sua equipe tem se empenhado em criar condições para melhorar as condições de vida dos moradores, especialmente os mais jovens, definindo ações que visam o fortalecimento dos elementos essenciais para o desenvolvimento. “A Prefeitura vem elaborando importantes programas e projetos adequados ao estímulo das potencialidades produtivas de nossa cidade e o seu desenvolvimento econômico”, garantiu a fonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário