PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

No ano do centenário de Jackson do Pandeiro, cordelistas itabaianenses lançam folheto sobre o “rei do ritmo”


Os cordelistas Sander Brown (foto) e Fábio Mozart anunciam o lançamento do folheto “O dia em que Jackson do Pandeiro ‘matou dois soldados, quatro cabo e um sargento’”, glosando na linguagem da literatura de cordel as músicas mais famosas gravadas pelo “rei do ritmo”.

“Convidei a comadre Sebastiana  pra dançar e xaxar na Paraíba”. Com esse mote, verso de famosa música de Jackson, os dois cordelistas desenvolvem paródias envolvendo várias canções, utilizando ironia e deboche. “Ele só aprendeu a ler depois dos 30 anos, mas ensinou o be-a-bá da música nordestina urbana a várias gerações, e seu aprendizado primeiro foi através dos folhetos de feira”, informa Sander Brown.

Cantor, instrumentista e compositor, José Gomes Filho, conhecido como Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande, Paraíba, no dia 31 de agosto de 1919, filho do oleiro José Gomes e da cantora de coco pernambucana Flora Mourão (Glória Maria da Conceição).

Fábio Mozart é autor de diversos folhetos, livros de crônica e poesia, além de assinar textos teatrais e letras de música. Sander Brown é autor do livro “Cangote Envenenado” (editora Penalux), músico, produtor cultural e diretor dos programas Poesia Andante e Vinheta Literária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário